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Sobre nós

O Centro de Educação Infantil Simba é ....

 

1. ORIGEM E MANTENEDOR

 

O Centro de Educação Infantil Simba é uma instituição de ensino privada e atende na modalidade de Educação Infantil. Nossa escola está no mercado e atua neste segmento há 20 anos. Nestas duas décadas de trabalho, vem contribuindo para a formação e, acima de tudo, para a vida de todas as crianças e famílias assistidas pela escola. Trabalhamos com dedicação, ética e princípios, zelando pela moral e pelos bons costumes, pensando sempre no desenvolvimento integral de nossas crianças. Nosso objetivo principal é ser mediadores e auxiliadores no processo de formação e desenvolvimento da criança. Esta instituição é mantida por M. P. FONSECA & CIA LTDA - ME, com sede a Rua Des. João José Arruda Junior, 149 no bairro Sítio Cercado em Curitiba - PR.

 

2. PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E EDUCACIONAIS

 

Entendemos que o processo de educação no decorrer dos tempos tem sido caracterizada por diferentes tendências filosóficas que influenciam na formação do individuo. Nesta perspectiva, somos pela Escola Ativa, por corresponder às diretrizes biopsicossocial que são essenciais na qualidade de vida da criança. As relações entre Educação e Filosofia estão intrinsicamente ligadas, uma vez que a educação trabalha com o desenvolvimento da criança e a filosofia preocupa-se com a reflexão sobre “o que” e “como” devem ser ou desenvolver estas crianças e esta sociedade. Nossa Instituição tem como propósito a filosofia que reflita a realização de uma ação educativa consciente com base no senso comum dos conhecimentos de precursores filosóficos pré-socráticos que questionam “o que é melhor ensinar”, “como é melhor ensinar” e “para que ensinar” (Antonio Xavier Teles – p. 157). 

 

3. FINS E OBJETIVOS

 

EDUCAÇÃO INFANTIL:

 

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar.

  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vistas com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda, solidariedade e colaboração.

  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

  • Observar e explorar o meio ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio    ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

  • Utilizar as diferentes linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender a ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

 

DA INSTITUIÇÃO:

 

  • Promover o desenvolvimento integral das crianças de dois a cinco anos de idade, garantindo a cada uma delas o acesso aos processos de construção de conhecimentos e a aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e interação com outras crianças.

  • Oportunizar aprendizagens dentro das capacidades de cada faixa etária de dois anos a cinco anos de idade.

  • Propiciar condições de recursos materiais, equipamentos e espaço físico para as práticas pedagógicas.

  • Manter diálogo e convivência com família para melhor atender a criança.

  • Respeitar os direitos da criança de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

  • Respeitar os direitos individuais da criança, garantindo: segurança, liberdade, dignidade, convivência, aquisição de novos conhecimentos e o direito a ser respeitada pelos seus educadores nas suas características e diferenças individuais.

  • Considerar a criança nas suas condições afetivas, favorecendo a auto-estima, a construção da identidade e a segurança emocional para o desenvolvimento e equilíbrio de sua personalidade.

  • Manter recursos humanos com formação profissional compatível para o trabalho na instituição de educação infantil.

  • Manter diálogo e convivência com a família para melhor atender a criança.

  • Cumprir a legislação educacional em vigor.

  • Manter a Proposta Pedagógica atualizada, respeitando os princípios pedagógicos, éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

  • Estabelecer relacionamento com a comunidade e com a família priorizando as ações de cuidar e educar complementando a educação da criança iniciada pelos familiares no lar.

  • Respeitar a criança na sua dignidade humana e ter seus direitos garantidos pelo Estado e pelas medidas apropriadas à educação.

  • Reconhecer a criança com necessidades especiais medidas adequadas para garantir o desenvolvimento dentro do potencial físico e mental apresentado.

  • Proporcionar meios necessários e oportunidades para todas as crianças com necessidades especiais matriculadas no Centro de Educação Infantil.

  • Usufruir dos parâmetros do Acordo de Salamanca, na prestação de serviços educacionais.

  • Celebrar o dia 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

  • Manter estrutura e funcionamento do Centro de Educação Infantil para o acesso de alunos portadores de deficiências.

  • Combater as expressões depreciativas, estigmatizadas, em relação ao povo negro, assim como qualquer outra etnia.

  • Estabelecer condições para divulgação e produção de conhecimentos, assim como de atitudes, posturas e valores que preparem os cidadãos para uma vida de fraternidade sem preconceitos, estereótipos e discriminações entre os povos.

  • Destacar a beleza de cada etnia e a riqueza da diversidade de tipos humanos.

  • Respeitar a diversidade de expressões culturais, valorizando o processo democrático.

  • Valorizar ao povo negro, quer pela contribuição atual ao país e a humanidade, como pela contribuição em todos os campos da cultura brasileira, no passado e no presente.

  • Contribuir para o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como uma garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, assim como das indígenas, européias e asiáticas.

  • Garantir condições humanas, materiais e financeiras, para execução de projetos que tratem da Educação das relações étnico-raciais.

  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra quaisquer discriminações baseada em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia, ou outras características individuais e sociais.

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© 2019 por Centro de Educação Infantil Simba

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Endereço: Rua Des. João José Arruda Júnior, 149
Contato: Tel. (41) 3289-3323 | Cel. Whatsapp (41) 9 9925-1998
E-mail: escolasimba@hotmail.com

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